You are currently viewing Mitos e Verdades sobre a Toxina Botulínica

Queridinha dos brasileiros, a toxina botulínica (botox) rejuvenesce e previne o aparecimento de rugas e linhas de expressão, além de agir na parte funcional, amenizando casos de bruxismo e problema na ATM. O cirurgião-dentista com vasta experiência em Harmonização Facial Dr. Flavio Achur (@flavioachur) esclarece algumas dúvidas sobre o procedimento

Cada vez mais os procedimentos com a toxina botulínica vêm se popularizando no mundo todo, suprindo a necessidade daqueles que querem manter a aparência mais jovem e descansada. Porém, ainda é muito comum que as pessoas tenham dúvidas e crenças sobre o assunto.

“A toxina botulínica é uma grande aliada das pessoas, proporcionando um aspecto mais jovem e tratando problemas de pacientes que já estavam se acostumando com algumas dores. Porém, é de extrema importância que estes procedimentos sejam feitos por profissionais qualificados, com experiência e que haja um bom senso das partes envolvidas” alerta o Dr. Achur.

Mitos são sempre encontrados quando a conversa é sobre o assunto e o

Dr. Flavio Achur aproveita para esclarecer alguns deles:

  1. É dolorido aplicar botox?

Sabemos que a sensibilidade da pele muda de pessoa para pessoa, mas a agulha da seringa que é utilizada para administrar o a toxina botulínica é muito fina e pequena e para a maioria é indolor. É possível durante o procedimento usar algum anestésico tópico e canetas de gelo para aliviar a picadinha da agulha.

  1. O botox dura para sempre?

Isso é mito. O efeito dura em média de três a quatro meses. Alguns fatores como a prática de exercícios, cigarro, exposição solar, forçar a expressão, reduzem a vida dele no organismo… então, é difícil precisar a duração exata em cada pessoa.

  1. Por que a aplicação de alguns botox dá problema?

Isso é bem importante ser falado. O procedimento precisa ser feito por profissionais altamente capacitados em clínicas e consultórios que se preocupam com a qualidade do material que será aplicado e não com o preço. Existem inúmeras marcas e a qualidade entre elas difere.

  1. Dentista pode aplicar botox?

Siiim (risos). No meu caso sou um cirurgião buco-maxilo especialista em harmonização orofacial (HOF) e conhecer a fundo a anatomia completa do rosto foi fator decisivo para trabalhar de forma completa a HOF. O mais importante não é se é dermatologista ou dentista e sim se esse profissional é capacitado, já fez diversos cursos, tem experiências práticas e resultados para te deixar confiante. Pesquisem sobre o profissional utilizando o CRO ou CRM dele, peça para ver casos recentes e converse bastante com ele.

  1. Quais os cuidados após a aplicação?

Ideal é não realizar atividade física no dia do procedimento, não tomar Sol e não abaixar a cabeça por 4 horas.

  1. O que é sorriso gengival e por que o botox é aplicado nele?

Algumas pessoas quando sorriem mostram bastante a gengiva e a aplicação do botox acima do lábio faz com que essa área fique paralisada, mostrando somente os dentes e não a gengiva acima. É uma alternativa interessante para quem se incomoda com isso.

  1. O botox é utilizado somente para rugas?

Não. Ele é indicado sim para tratar rugas, suavizar marcas de expressão, mas também é usado para sorriso gengival, para esconder a celulite do queixo (aqueles pontinhos que ficam quando o enrugamos) e em casos de bruxismo, enxaquecas e problemas nas articulações. Tenho pacientes que se livraram de fortes dores de cabeça com aplicação de toxina botulínica.

  1. O botox preventivo é recomendado?

Sim. O ideal é que a aplicação do botox para retardar o envelhecimento seja iniciada antes da pessoa ter marcas de expressão na pele. Quanto mais cedo (e de forma equilibrada) for feito procedimento, menos a chance de ter uma pele marcada com as linhas e rugas.

Sobre Dr. Flavio Achur (@flavioachur)

Especialista em cirurgia e traumatologia buco maxilofacial com vasta experiência em Harmonização Orofacial, Dr. Flavio Achur é membro da SBTI com certificação internacional pelo MARC Institute de Miami e é um dos profissionais mais requisitados da área. Diariamente aplica seus conhecimentos em cirurgias de implantes e possui uma das melhores técnicas para aplicação de toxina botulínica e ácido hialurônico, impressionando com o senso estético em cada procedimento. É professor dos cursos de HOF Básico e Avançado do Instituto Cores do Sorriso e da Face. Já passaram pelas suas mãos nomes como Carolina Ferraz, Leonardo, Joelma, Carol Marra, entre outros.

Contato para Imprensa:

DRICA ROSA

(11) 99637.3240

DRICA@ICSFSP.COM.BR

KAREN KONISHI

(11) 97622.9570

KAREN@ICSFSP.COM.BR

ICSF – Comunicação e Estratégia

(11) 2157.3477 | (11) 97955.9908

www.icsfsp.com.br